27 de julho de 2009

Luzes, Flores Elétricas.

Robert Buelteman/2009/BBC Brasil
Após se dedicar 20 anos em fotográfias de paisagens, o americano Robert Buelteman chegou a uma nova maneira de registrar a natureza. O processo é o seguinte:
Ele utiliza eletricidade para iluminar folhas e flores, em uma técnica que dispensa o uso da câmera e de lentes.
Nesse processo ele obteve 80 imagens, a série Through the Green Fuse ("Através do fusível verde"), o fotógrafo utiliza instrumentos cirúrgicos para posicionar as plantas sobre uma mesa transparente, e em seguida posiciona uma matriz metálica, na qual estão o filme e uma emulsão fotográfica. O conjunto é, então, ligado a uma fonte elétrica. Em um quarto escuro, ele então aciona a eletricidade de altíssima voltagem, que pode vir de fontes como o tungstênio, o xenônio ou fibras ópticas. "Esta técnica tem mais semelhanças com a tradicional pintura japonesa a nanquim do que com as atuais formas de fotografia", diz Buelteman. "Cada entrada de luz, assim como cada pincelada na pintura, não foi ensaiada. E uma vez, liberada, não pode ser desfeita."
As imagens do fotógrafo estão reunidas no livro Signs of Life ("Sinais da Vida"), lançado nos Estados Unidos, e seu trabalho pode ser visto também no site http://www.buelteman.com

2 comentários: